quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dominó gigante como recurso pedagógico

O Dominó é um excelente recurso como material pedagógico na educação infantil em todas as faixas etárias. Com criatividade o professor poderá utilizar este recurso para ensinar diversos conceitos, desenvolver a atenção e estimular a participação em atividades de grupo. Na sala de recursos adquirimos recentemente um dominó gigante confeccionado em material sintético adaptado para alunos de baixa visão.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O lúdico na prática pedagógica com crianças com deficiência intelectual



Toda criança necessita brincar. Pois brincar é um momento indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.O brinquedo e os jogos infantis ocupam uma função importante no desenvolvimento, pois são as principais atividades da criança durante a infância. Com a criança deficiente intelectual não é diferente. Embora apresente atrasos em seu desenvolvimento cognitivo e motor, também necessita de atividades lúdicas no seu dia a dia. Talvez até mais do que asoutras crianças, por necessitar de muito mais estímulos para desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais. Os jogos e brincadeiras para as crianças com deficiência intelectual constituem atividades primárias que trazem grandes benefícios do ponto de vista físico, intelectual e social.
De acordo com VYGOTSKY(1998), a arte de brincar pode ajudar a criança com necessidades educativas especiais a desenvolver -se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Através dos jogos e brincadeiras a criança com deficiência intelectual pode desenvolver a imaginação, a confiança, a auto-estima, o auto-controle e a cooperação. Os jogos e brincadeiras proporcionam o aprender fazendo, o desenvolvimento da linguagem, o senso de companheirismo e a criatividade. Considera-se o jogo como exercício e preparação para a vida adulta. A criança aprende brincando e assim desenvolve suas potencialidades, pois é um ser em desenvolvimento, e cada ato seu, transforma-se em conquistas e motivação. Educar através do lúdico contribui e influencia na formação da criança e do adolescente com deficiência intelectual, favorecendo um crescimento sadio, pois possibilita o exercício da concentração, da atenção e da produção do conhecimento; promovendo ainda, a integração e a inclusão social.
Desse modo a criança deficiente intelectual, com a ajuda do brinquedo, terá a possibilidade de relacionar-se melhor com a sociedade na qual ela convive, já que o brinquedo busca o desenvolvimento cognitivo e oportunidades de crescimento e amadurecimento. Também através do jogo comprova-se a importância dos 16 intercâmbios afetivos e interpessoais das crianças entre elas mesmas ou com os adultos (pais e professores).A utilização do jogo como recurso didático pode contribuir para o aumento das possibilidades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, pois através desse recurso, ela poderá vivenciar corporalmente as situações de ensino-aprendizagem, exercendo sua criatividade e expressividade, interagindo com outras crianças, exercendo a cooperação e aprendendo em grupo. Segundo IDE (2008), O jogo possibilita à criança deficiente mental aprender de acordo com seu ritmo e suas capacidades. Há um aprendizado significativo associado à satisfação e ao êxito, sendo este a origem da auto-estima. Quando esta aumenta, a ansiedade diminui, permitindo à criança participar das tarefas de aprendizagem com maior motivação. O uso do jogo também possibilita melhor interação da criança deficiente mental com os seus coetâneos normais e com o mediador . O professor poderá possibilitar à criança com deficiência intelectual o acesso ao conhecimento através da vivência, da troca, da experiência, propiciando uma educação mais lúdica e significativa. Aprender podee deve ser extremamente agradável e motivante para a criança.

Atividades



Deixo aqui a sugestão de algumas atividades para exploração do raciocínio lógico, linguagem, pensamento, atenção, concentração, coordenação motora e imaginação criativa. 


terça-feira, 4 de junho de 2013

Site de jogos de alfabetização

No link abaixo tem muitos jogos para alfabetização,gosto muito de trabalhar com eles.

A importância do uso das Tics

Cada vez mais, as TIC fazem parte do sistema educativo atual, uma vez que a nossa sociedade se rendeu às novas tecnologias. Desta forma, as escolas têm o dever de promover e dispor tecnologias de apoio adequadas ao perfil de funcionalidade dos alunos com necessidades educativas especiais. Através das novas tecnologias, estes alunos poderão ter acesso às mesmas oportunidades educativas que os restantes colegas.


Jogos e brincadeiras

Quando se fala em jogos e brincadeiras percebe-se que a sociedade em geral se refere ao assunto como uma atividade informal e recreativa, ou seja, brincar por brincar. Já nos meios educacionais se fala muito da importância dos jogos na educação. Como educadora, sento a necessidade de transmitir o ensino de maneira adequada e lúdica proporcionando ao aluno  um ambiente de aprendizagem significativo e prazeroso.
              Os jogos e brincadeiras são recursos importantes na educação que leva a criança á aprender brincando.



Minha sala de aula.


Quem sou eu

Eu sou Luciana dos Santos Mendonça,tenho 34 anos ,casada a 13 anos,tenho duas filhas lindas que amo de paixão.Sou educadora por amor!Sou graduada em Biologia ,fiz o magistério e atualmente estou cursando Pedagogia na Universidade Federal de Ouro Preto,faço Pós-graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.Sou servidora municipal e atuo como professora regente a 12 anos,na educação básica.Atualmente estou trabalhando em uma sala de Atendimento Educacional Especializado, com crianças especiais.Gosto muito de estudar,já fiz um curso de extensão na UFU em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial no ano de 2011 e conclui o curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais,pela Universidade Federal de Uberlândia.